GNUvedades en FSFLA - Boletín #21

Paulo Kretcheu kretcheu en jpl.com.br
Mar Abr 3 02:13:22 UTC 2007

Caros companheiros de luta em prol do Software Livre,

muitas vezes vi e participei de discussões sobre o tema Software Livre e
Software não-Livre, e tenho muitas dúvidas !

Uso Software Livre, defendo seu uso e participo da divulgação e
disseminação do seu uso.

O Boletim #21 da FSFLA, diz não poder dar apoio aos locais onde serão
instalados em conjunto com softwares livres softwares proprietários,
como flsah (TM) ou algum driver de placas de video ou rede, suponho.

Essa me parece tem sido sempre a posição da FSF, portanto nenhuma
surpresa ou novidade, mas peço que pensemos ....

Será que só poderemos instalar e usar software livre,
quando os fabricantes de BIOS resolverem distribuir seu hardware com uma
BIOS Livre !? Assim como os fabricantes de chipsets de placas de video, etc.

Quanto que podemos, devemos ser flexíveis ? Pare ser "aceito" receber o
apoio da FSF ?

Aceitamos usar um computador com vários softwraes não-livres, mas não
aceitamos instalar um driver não livre, que em muitos casos inviabiliza
o uso daquele equipamento para as necessidades do seu dono.

Confesso que não encontrei qualquer equipamento completamente desprovido
de softwares proprietários. Alguém conhece ?

Quando participamos de algum "Install Fest", diversas vezes nos
deparamos com esse tipo de problema.
Instalar o driver proprietáario ou desistir e devolver o equipamento sem
um sistema operacional livre instalado.

Estaremos sendo efetivos !? Estaremos mesmo promovendo o uso do Software
Livre ? Deixando um participante sair do evento com a sensação de que
fomos e que os sistemas livres são inferiores ?

Faço parte da organização do FLISOL em Santos- SP Brasil.

Obrigado
[]'s
kretcheu

--

############ Seja livre, use software livre ! #####