patentes e software livre

Quiliro Ordóñez quiliro en gmail.com
Mar Ago 31 21:37:00 UTC 2010

2010/8/31 hax0r3x hax0r <hax0r3x en gmail.com>

> Olá,
>
> Estou criando um produto de automação industrial e tenho investido nisso...
> Então chegará a hora de eu lançar esse produto no mercado visando retorno
> financeiro, pois se não cobrir o que tenho investido, simplesmente vou ter
> que abandonar esse projeto.
>
> Como adepto do software livre eu não vejo benefícios em patentear meu
> produto, mas preciso garantir que eu ganhe por isso e não posso correr o
> risco de alguem simplesmente plagiar meu projeto e criar uma patente.
> Isso impossibilitaria de eu continuar com o projeto dentro da ética do
> [...]
Desculpe o meu Português. Minha língua nativa é o espanhol.

"O programa de computador é uma concepção puramente abstrata, um método
matemático e não é passível de aplicação industrial. Ele não é patenteável
também pelo art. 10, incisos I e II, e pelo art. 8 da LPI"
http://br-linux.org/linux/patentes-de-software-no-brasil

Eu entendo que o software não pode ser patenteado no Brasil.

Se você quiser recuperar o investimento em software que querem liberar de
muitas maneiras.

   1. Pré-venda (não dando o software antes de vender). Se você oferecer
   muitas pessoas o software e pedir-lhes para financiar antes de entregar
   qualquer um dos clientes, você garante que os pacotes de software antes
   de ser liberado.
   2. Venda de extensão de serviços de software. Você pode ser capaz de
   desenvolver software para a sua ferramenta e cobrar por ele.
   3. Venda de formação. Você pode habilitar o uso de seu software e cobrar
   por ele.
   4. Instalando o software. Você pode cobrar a instalação do software.

Há muitas maneiras de ganhar dinheiro sem escravizar seus usuários. Eles
sempre preferem o colaborador da ligação é mais conhecido por esse
software. Existe
uma lista de mailing específico para aprender a fazer negócios com software
livre http://www.fsfla.org/cgi-bin/mailman/listinfo/modelos

Há outros grupos para participar da FSFLA
http://www.fsfla.org/svnwiki/about/participate.pt.html
--
Saludos/Greetings
Quiliro Ordóñez