Sistema aberto, processador Loongson, etc

Paulo César Pereira de Andrade paulo.cesar.pereira.de.andrade en gmail.com
Jue Sep 1 17:21:21 UTC 2011

  Olá,

  Gostaria de ter mais informações e possivelmente me envolver
com projetos relacionados aos processadores mips sendo
desenvolvidos na China. No momento sou funcionário da
Mandriva, e tenho acesso a uma amostra funcional de um
protótipo do gdium.

  Interesse é porque eu me envolvi um pouco, inicialmente com
o Gdium, devido a alguns anos atrás ter saído uma notícia sobre
o projeto de um computador popular e com sistema aberto com
preço inferior a USS $100. Bom, indiferente do preço :-) também
alguns anos atrás eu (re)escrevi boa parte do driver de vídeo
siliconmotion, usado no gdium. Oque adicionei foi suporte a
realmente programar o modo de vídeo em vez de usar algumas
tabelas com valores estáticos para registradores, suporte a
multihead e básico de xrandr e xrender, mais alguns "retoques"
para funcionar melhor com Xorg. Vi recentemente que agora
está usando Radeon :-)

  Recentemente eu fiz bootstrap do Mandriva para armv7, não do
zero, mas adaptando git://fedorapeople.org/~djdelorie/bootstrap.git
e fiz bootstrap deixando no ponto de ter gcc, binutils, gdb, rpm,
coreutils, etc (tudo que é necessário para iniciar e gerar pacotes)
em diversas configurações (combinações de arm ou thumb2,
com ou sem neon, sempre usando vfpv3-16, abi softp ou hard
float). Eu estava escolhendo  usar softfp (softfp não é software
float, é passar/retornar floats em registradores inteiros e pilha
se muitos arguments) para poder executar binários para armv5
sem modificações (e rebuild para armv7 ser uma otimização),
mas quase todas as distros que suportam arm estão mudando
para hard float (boa parte é buzz, mas é requerido, por exemplo,
para rodar os drivers de vídeo da nvidia), mas sem muito mais
discussão sobre arm, apenas que, aparentemente é um sistema
com muitos componentes  fechados, todo meu trabalho foi remoto
(eu poderia comprar uma board claro...) e, a Mandriva aparentemente
tem 2 projetos, mas todos sob NDA e nenhum no Brasil. Mesmo
pedindo para ter mais envolvimento nas listas internas é muito difícil
ter alguma informação do pessoal da França e comunicação fica
difícil com pessoal da Rússia, visto que poucos falam inglês :-)

  Oque mais sei do loongson? Bom, sou um dos 3 caras que
estão sempre em #gdium no freenode (silêncio é muito alto
ĺá :-), e escrevi um jit para mips em
https://github.com/pcpa/lightning/tree/master/lightning/mips
e um outro baseado no meu fork do lightning para outro projeto,
que é uma "toy language" que mantenho a algum tempo, em
https://code.google.com/p/exl/source/browse/

Paulo