[FSFLA] Gobernancia

Adonay Felipe Nogueira adfeno en openmailbox.org
Jue Mar 23 23:09:37 UTC 2017

Por coincidência, como estou tentando organizar um evento do FLISoL aqui
na cidade (Balneário Camboriú, SC, Brasil), estive pensando
justamente nisso! :)

Aqui no Brasil, as pessoas (Pessoas Físicas) podem também ter parte do
imposto de renda (tipo de tributo) abatido caso doem para projetos
sociais.

Todavia, penso que necessitariamos de algum registro nos paises da
América Latina, para que a FSFLA seja realmente reconhecida como
fundação nos tais paises, para que atividades consigam ser feitas nestes
paises.

Eu comecei a pensar recentemente em me unir oficialmente a alguma
organização relacionada ao nosso movimento, visto que aqui onde moro,
está impossível arranjar emprego (parece que há uma espécie de
discriminação apenas por que meu currículo não menciona "Windows",
"Word", "Excel", ou apenas porque uso óculos; ou existe algum costume
feio das organizações de "segurarem" vagas de emprego e nunca chamarem
para entrevista e contratação).

Além disso, na minha tentativa atual de organizar uma edição do FLISoL
em Balneário Camboriú, notei que a maioria dos serviços públicos
relacionados à reserva de espaços emprestados para eventos dá prioridade
para organizações sem fins lucrativos e de caridade (assim o interessado
deve apresentar declaração de uma organização deste grupo que realmente
declare a intenção da organização em realizar o evento). Acontece que,
no caso de eventos como o FLISoL, pelo menos no caso da coordenação
brasileira, esta deixa claro que não existe organização capaz de
representar esta intenção de organizar os eventos nas mais diversas
cidades. Assim, os coordenadores dos eventos nas cidades estão
praticamente por conta própria, tanto mais quem não tem nenhuma outra
organização a qual recorrer.

Eu sigo tentando negociar com uma instituição de ensino o local para
realização, mas já desisti da esfera pública (logo a qual eu apostava
mais), visto que apesar de eu ter registrado meu pedido junto à
instituição de ensino há um mês, parece que a burocracia excessiva
deles, mesmo para seus próprios acadêmicos (como eu) vai acabar me
posicionando muito tarde para divulgar o evento na mesma instituição,
que é onde estudo.

Finalmente, gostaria muito de contribuir financeiramente, mas minhas
ações, até mesmo como coordenador do evento local, são sustentadas por
poucos reais brasileiros (BRL) que sobraram dos outros meses.

Respeitosamente, Adonay.
--
- [[https://libreplanet.org/wiki/User:Adfeno]]
- Palestrante e consultor sobre /software/ livre (não confundir com