[Legales] Re: Programa Computador para Todos, do Governo Federal do Brasil

Alexandre Oliva lxoliva en fsfla.org
Dom Mayo 21 17:55:07 UTC 2006

On Apr 18, 2006, Alexandre Oliva <lxoliva en fsfla.org> wrote:

> Fui informado de que a maioria, talvez a totalidade dos distribuidores
> do programa Computador para Todos, antigo PC Conectado, têm incluído
> software proprietário em suas distribuições ditas livres.

> A pergunta para os advogados é que medidas legais a FSFLA, ainda a ser
> constituída na Argentina, e/ou eu, como cidadão brasileiro, podemos
> tomar com os seguintes fins:

> - evitar que novas vendas do Computador para Todos ocorram incluindo
> software proprietário (o que, no meu entender, viola a especificação)

> - informar clientes que já adquiriram computadores infectados com
> [...]

A pergunta ainda não foi respondida :-(

Alguém se habilita?

A batalha está ficando ainda mais crítica, pois mais recentemente a
Microsoft tem pressionado para inclusão de MS-Windows Starter Edition
em dual-boot nesses computadores, ainda que isso contrarie
frontalmente a portaria do MCT, que especifica:

a) REQUISITOS MÍNIMOS PARA TODOS OS PROGRAMAS DE COMPUTADOR:

  a.8) Software livre de código aberto com permissão de uso, estudo,
  alteração, e execução e distribuição;