[Legales] outros softwares

Adriano Scherbach apscherbach en gmail.com
Mie Mar 28 18:56:47 UTC 2007

Boa tarde.

Com a recente campanha deflagrada para que os softwares da receita federal
sejam desenvolvidos de forma que qualquer um em qualquer sistema operacional
possa usá-los, sendo que fiz questão de participar assinando a petição.
Pensei então em solicitar auxílio para outros problemas da mesma natureza.
Na área de saúde, por exemplo, boa parte dos softwares, senão todos, são
desenvolvidos exclusivamente para plataforma proprietária. Tentei mesmo
assim instalá-los no linux a partir do wine, mas sem sucesso.

Fiz isso para um laboratório que precisa usar o programa Siscolo do Datasus.
O laboratório já usa linux a mais de um ano, e nunca tiveram problemas com o
sistema. Somente agora o laboratório conseguiu uma cota do SUS e assim,
foram obrigados a usar o windows para poder enviar os dados dos exames
realizados, sob pena de não receberem pelos serviços prestados, creio eu.

No laboratório trabalha minha noiva e fui eu quem instalou o linux lá. Sou
formado em ciência da computação, empresário e trabalho com software livre a
mais 3 anos. No último mês, foi preciso que eu instalasse o referido sistema
em meu notebook, uma vez que tenho a licença do mesmo, para que os dados
pudessem ser gerados. Isso causou grande desconforto, pois o processo
natural de cadastro das fichas foi muito alterado, perturbando o andamento
dos trabalhos no laboratório, dependentes.

Esse mês ainda não foram cadastrados os dados no sistema para geração dos
relatórios que devem ser entregues ao SUS junto com os arquivos. O
laboratório vai comprar outra máquina, mas não gostariam de mudar de
sistema, principalmente pela questão da estabilidade e segurança, já que não
houveram quaisquer incidentes nesse último ano, muito menos o laboratório
gostaria de gastar sua renda, difícil de conseguir nos dias de hoje, na
compra de uma licença.

Alguém pode ajudar?

--
Adriano Scherbach
Analista de Segurança de Rede - Santa Casa de Misericórdia de Itabuna