A Secretaria da Receita Federal disponibiliza, todos os anos, o programa Carnê-Leão com livro Caixa eletrônico, oferecendo as seguintes vantagens aos contribuintes:
- escrituração eletrônica do livro Caixa;
- apuração do imposto devido;
- impressão do Darf para pagamento;
- ajuda completa sobre o carnê-leão, inclusive o Manual.
O programa Carnê-Leão 2006 pode ser obtido nas Unidades da Secretaria da Receita Federal ou na Internet e está disponível desde o início de 2006. Este programa é utilizado para os rendimentos sujeitos ao recolhimento mensal obrigatório (carnê-leão) recebidos em 2006. Os dados do programa Carnê-Leão 2006 podem ser exportados para a ficha Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoas Físicas e do Exterior pelo Titular da Declaração de Ajuste Anual de IRPF2007 no modelo completo.
O programa IRPF2007 não importa o valor relativo ao imposto pago no exterior, devendo o contribuinte informar o referido montante na Ficha Imposto Pago da Declaração de Ajuste Anual de IRPF2007.
A importação dos dados do programa Carnê-Leão 2006 para o programa IRPF2007 pode ser feita da seguinte forma: o contribuinte clica no botão Seleção, seleciona a unidade e pasta onde está o arquivo gerado pela opção "Exportar para o IRPF2007" do programa Carnê-Leão 2006 e clica no botão Importar do programa IRPF2007.
O programa IRPF2007 não importa os dados relativos aos dependentes que tenham preenchido o programa Carnê-leão 2006. Neste caso o contribuinte deve preencher a ficha Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoas Físicas e do Exterior pelos Dependentes.