...gravar a declaração para entrega à RECEITA FEDERAL.

Encerrado o preenchimento da declaração, a mesma deverá ser gravada para entrega à Receita Federal. A gravação poderá ser feita no disco rígido, em um disquete de 3 ½" ou no pen drive. Cada disquete deverá conter apenas uma declaração.

O disquete deverá estar formatado e não poderá conter dados. Caso contrário, o programa emitirá uma mensagem informando que a declaração não poderá ser gravada.

Antes de fazer a gravação, o programa fará um exame dos dados, verificando se a declaração foi preenchida corretamente. Sendo encontrados erros, o programa emitirá mensagem informando que existem erros impeditivos e que a declaração não poderá ser gravada.Se forem avisos, a gravação poderá ser concluída normalmente, uma vez que avisos não impedem a entrega da declaração à Receita Federal.

A correção dos avisos ficará a critério do contribuinte, mas os erros deverão ser obrigatoriamente corrigidos.O programa possibilita essa correção oferecendo a abertura de uma lista de inconsistências. Clicando sobre o aviso/erro indicado, o programa vai direto para o respectivo campo a ser corrigido.

Para gravar, clique no ícone image\gerar_p_entrega_shg.gif na barra de ferramentas ou escolha Declaração...Gravar declaração para entrega à SRF na barra de menu. Escolha qual declaração deseja gravar clicando sobre o CPF do declarante na lista da caixa de diálogo Gravação de Declaração. Será apresentada uma relação dos CPF das declarações existentes, em ordem alfabética crescente ou decrescente dos nomes dos contribuintes ou em ordem numérica crescente ou decrescente dos CPF, à opção do contribuinte, para que se escolha a declaração que se deseja gravar. Selecione-a clicando com o mouse sobre o CPF ou nome desejado e, em seguida, sobre o botão Gravar.

Para escolher a ordem numérica ou alfabética, clique no título CPF ou Nome, na caixa de diálogo Gravação de Declaração. Clicando em NOME ou CPF o programa permite alternar de ordem alfabética de nomes para ordem numérica de CPF ou vice-versa e ainda por ordem crescente ou decrescente dos mesmos.

A declaração gravada no disco rígido, no pen drive ou em disquete poderá ser transmitida pela Internet com o uso do programa Receitanet.

Após a transmissão, o recibo de entrega com o devido carimbo de recepção será gravado automaticamente no arquivo declaração.

A declaração gravada em disquete também poderá ser entregue nas agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal.

Após a recepção, o recibo de entrega com o devido carimbo de recepção será gravado automaticamente no arquivo declaração do respectivo disquete.

Observação: O recibo é o comprovante de entrega da declaração. Por isso, imprima-o sempre após a entrega ou transmissão da declaração.

Atenção:
A letra T de transmitida, que aparece na caixa de diálogo Gravação de declaração, significa que já foi entregue declaração para o respectivo CPF. Sempre que houver a letra T, o programa informa o número do recibo relativo à declaração transmitida. Se, após a transmissão, a declaração for retificada e não enviada, permanece o número do recibo da declaração anterior.

 

image\ficha_anterior_primeiro_shg.gif Voltar para o índice.