[Admpub] Sobre o uso do Software Livre

Cleibson Martins da Silva cleibson en fmt.to.gov.br
Jue Sep 13 12:47:41 UTC 2007

Olá, acabo de ler uma resportagens no site softwarelivre.org, uma
entrevista com Richard Stallman. No final
você se dispôes a dar conselhos para mudar para software livre
então, aqui estou.

Sou Coordenador de TI em uma
instituição de pesquisa e ensino na área de
doênças tropical(Fundação de Medicina
Tropical do Tocantins).

A algum tempo me interesso pelo
software livre, temos 3 servidores IBM rodando linux, com serviço
de email, webmail, servidor web, PDC, arquivos, postgres e mysql. Mas
ainda de forma simple, sem integração com LDAP.

Já estamos avaliando a possibilidade de usar Linux e software
livre nas estações de trabalha, retirando o windows, pois a
maioria não é licenciado ainda.

Muitos se fala do
"esforço" do governo federal em prol do software livre.
Contudo ainda não existe nada muito concreto que nos oriente quanto
ao uso do software livre na administração pública.

Neste momento estamos entre pagar R$ 38.000,00 para licenciar
nossos windows e office e pagar R$ 35.000,00 em treinamento e
qualificação para adortarmos de forma consestente linux e
software livre.

Já que nosso parque de máquina
tende a crescer seria um investimento a médio/longo prazo, mas
tá difícil convercer a administração.

Nós técnicos ainda temos algum receio também quando
a essa mudança pois, se eu quero ver um vídeo, no windows
instalo facilmente seu codec e pronto. Já com linux(gostamos de
OpenSuSE e Fedora) isso até é facilitado, mas sempre falta
algo que é proprietário e não vem junto com os
pacotes.

Se o vídeo é um WMV por exemplo, tenho
que baixar um pacote e compilá-lo para rodar, isso acontece
também se eu quiser ver um simples DVD no micro.

Sem
contar o streaming de audio e vídeo, instalando alguns pacotes,
roda blz por um player e por outro não.

Talvêz
estejamos ainda carentes de conhecimento, mas ainda assim acho que
são complicativos para uma coisa tão simples.

Enfim, se puder comentar ou dar alguma informação ou
orientação sobre como podemos proceder para vencer as
barreiras técnicas e e culturais(usar sempre windows. rsrsrsr)
serei muito grato.

--
Atenciosamente,
Cleibson M.