[Admpub] Sobre o uso do Software Livre

Matheus Morais matheus.morais en gmail.com
Vie Sep 21 18:05:16 UTC 2007

Olá Cleibson!

Bom, antes de entrar no ponto do software livre distribuído em conjunto com
o software proprietário eu vou te mostrar como seria errado da parte de
vocês em adquirir os softwares proprietários. Primeiro de tudo, o uso de
software proprietário dentro de uma organização, bem como em qualquer outro
ambiente, não é recomendado aja visto que este tipo de software é
potencialmente perigoso às suas informações e ameaça sua independência e
liberdade. Como você não vê o código fonte da aplicação, não pode saber o
que o software esta fazendo, isso pode claramente expor a suas informações a
terceiros os quais não deveriam ter acesso as mesmas. Atualmente com os
mecanismos de DRM [1] funcionando em diversos softwares proprietários, como
o Windows Vista por exemplo, torna esta situação mais evidente pois sabemos
como os DRMs podem violar a privacidade dos usuários e obter acesso ilícito
as suas informações. A sua liberdade ou independência de escolha também
estará comprometida, você não poderá decidir mudar o software quando quiser
porque a companhia que te vendeu o software promove diversas 'amarras' que o
deixa totalmente dependente da 'tecnologia' produzida por eles. Posso te dar
um exemplo claro de aplicações escritas em ASP e que simplesmente perderam
suporte da Microsoft quando o .NET foi inserido no mercado, o que forçou
diversas empresas a reescrever o código utilizando .NET e pagar mais por
atualizações novos aplicativos.

A distribuição de software proprietário em conjunto com software livre é
possível e não fere a GPL[2]. Obviamente que o interessante é evitar o uso
de softwares proprietarios para que não precise 'sujar' o seu software
livre. Entendo que problemas como os codecs citado por você, drivers para
impressoras e outras aplicações precisam do software para funcionarem de
acordo. A minha sugestão para você é pegar os codecs que você precisa e não
são distribuídos por padrão nas distribuições GNU/Linux mencionadas, e criar
o seu próprio pacote de codecs para instala-lo de forma automática em suas
maquinas. No entanto, é importante deixar claro para o usuário e bem
documentado quais são os softwares proprietários que estão sendo utilizados
e de alguma forma promover o uso da alternativa livre. Vou te dar mais um
exemplo de como fazemos isso por aqui, temos bloqueios no servidor de proxy
e no firewall para arquivos no formato mp3. Por outro lado o formato ogg[3]
está liberado e os usuários são educados a utilizar o padrão livre de som.
Assim vamos eliminando toda a sujeira de codecs e outras coisas
proprietárias dentro do nosso software livre.

Eu trabalho para Polícia Militar do Estado de Minas Gerais e aqui fizemos
uma DDD (Derived Debian Distribution) chamada de Alferes GNU/Linux[4] e que
atende todas as necessidades das frações da Policia Militar espalhadas pelo
estado. Atualmente a PMMG têm uma política forte e sólida de incentivo ao
uso de software livre dentro da corporação.

Espero ter sido claro e perdoe qualquer erro de português que eu tenha
cometido! :P
Qualquer coisa estou sempre ai pra poder ajudar no que estiver ao meu
alcance.

[1] - http://www.fsfla.org/?q=pt/node/100
[2] - http://www.gnu.org/licenses/gpl-faq.html#GPLAndNonfreeOnSameMachine
[3] - http://www.fsf.org/news/playogg.html