MainXML

FSFLA é a organização latino-americana
membro da rede internacional de FSFs,
Fundações para o Software Livre.

Nossa missão é defender os direitos e as liberdades de usuários e desenvolvedores de software, lutar pela tua liberdade de executar o software que uses para qualquer propósito que queiras, de estudar seu código fonte se quiseres e adaptá-lo, para que faça o que queiras, e de copiá-lo, distribuí-lo e publicá-lo quando quiseres, com ou sem as melhorias que tenhas feito. Dessa forma, tu, nós e todos poderemos usar computadores em liberdade.

Quando permites que outros desrespeitem tuas liberdades sobre algum software que uses, o dano não se limita a ti. Sem resistência, vão estender seu poder sobre ti e todos.

É um problema social, curável com tua ajuda, rejeitando o Software não-Livre e substituindo-o por Livre. Batalha por tuas liberdades: tenta resistir ao controle imposto sobre nós através do software que usamos.

Quanto mais gente resistir,
mais gente será Livre, e
mais gente será livre para ser Livre.

Para teu próprio bem e
em solidariedade a todos,
escolhe a liberdade.

Sê Livre!


Richard Stallman no Brasil

Brasil, novembro de 2012—Richard Stallman, fundador do movimento social e político pelo Software Livre, mais uma vez nos honra com sua presença na América Latina, desta vez no Brasil. O evento que o traz à nossa região é o CONSEGI, Congresso Internacional de Software Livre e Governo Eletrônico, que este ano ocorrerá em Belém, Pará, de 3 a 7 de dezembro. Graças ao apoio dos organizadores e patrocinadores do CONSEGI, pudemos programar, em Goiás, no Distrito Federal e em São Paulo, outras palestras do presidente de nossa organização irmã, a primeira Fundação para o Software Livre (FSF). As palestras são todas de cunho não-técnico e abertas ao público em geral; para algumas, inscrição prévia é necessária.

Ler mais


Acesso ao Código Fonte dos Softwares Impostos

Brasil, outubro de 2012–Receita Federal do Brasil (RFB), a instituição governamental brasileira encarregada dos impostos federais, tem ignorado há anos suas obrigações de transparência e respeito à liberdade de software dos contribuintes. Porém, por causa de uma recente lei federal que estabelece prazos limites para que responda a pedidos de informação dos cidadãos, e penalidades caso não o faça, vale-se de mentiras e distorções para evitar o escrutínio público e impor sua política antidemocrática.

Ler mais


Eventos de Software Livre

Estes são os eventos que valorizam sua liberdade e que, portanto, promoverão somente software livre e a filosofia de liberdade dos usuários de controlar sua computação. Assista aos eventos e aproveite! Se desejar, também poderá entrar em contato com os coordenadores para ajudar em sua organização.

Ler mais


IRPF-Livre 2011: Morte e Impostos

Brasil, 25 de abril de 2011—Na semana passada, bilhões de pessoas ao redor do mundo celebraram a fé num libertador nazareno e sua milagrosa vitória sobre a morte. Dia 21, o Brasil também relembrou a morte de Tiradentes, mártir pela independência do país, que sobreviveu apenas na memória e nos livros de história. Nosso presente ora anunciado não traz ovos de Páscoa, que simbolizam o renascimento, a ressurreição ou a criatividade de programadores de computador, mas tem a ver com uma das duas certezas da vida. Embora não evite a morte, permite escapar de um imposto injusto cobrado na forma de liberdade pelo governo brasileiro. Oferecemos o IRPF-Livre, versão 2011, uma alternativa Livre ao software ilegalmente privativo imposto aos contribuintes brasileiros para preparação da declaração anual de Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF).

Ler mais


Petição da FSFLA para que Canaima GNU/Linux seja Livre

O Decreto Presidencial venezuelano 3390, especificamente nos artigos 2 e 7, explica e fundamenta as razões pelas quais o estado venezuelano deve desenvolver uma distribuição de Software Livre. Canaima GNU/Linux é essa distribuição, por isso deve ser uma distribuição Livre, sem partes que ameacem as liberdades de seus usuários e usuárias.

Ler mais


Linux-2.6.36-libre: tornando Software Livre a Isca Livre do Linux

Ciberespaço, 8 de novembro de 2010—Linux não ficou mais Livre entre o anúncio do Linux-2.6.33-libre, em março passado, e o presente anúncio, que marca o lançamento do Linux-2.6.36-libre. Linux agora contém mais Software não-Livre, e mais drivers em seu cerne (Core) Livre que requerem, para funcionar, Software não-Livre distribuído separadamente. A boa nova é que defensores do Open Source se uniram ao Movimento Software Livre em denunciar a prática da Isca Livre, ou Open Core.

Ler mais


IRPF-Livre 2010: Livre como Sempre, Cedo como Nunca

Brasil, 1º de março de 2010—É com grande prazer que anunciamos a liberação da versão de 2010 do IRPF-Livre, uma implementação Livre do programa gerador de declaração de imposto de renda para pessoas físicas. Pela primeira vez desde que iniciamos a campanha contra os Softwares Impostos, em 2006, disponibilizamos a versão Livre antes de a Receita Federal publicar a versão privativa, que tradicionalmente publica em flagrante desrespeito a liberdades essenciais e direitos constitucionais fundamentais de cidadãos e contribuintes brasileiros.

Ler mais


Recupere sua liberdade, com Linux-2.6.33-libre

Ciberespaço, 1º de março de 2010—Linux não é Software Livre desde 1996, quando o Sr Torvalds aceitou as primeiras peças de Software não-Livre na distribuição de Linux que publica desde 1991. Em todos esses anos, enquanto esse kernel cresceu por um fator de 14, a quantidade de firmware não-Livre exigida por drivers do Linux cresceu por um alarmante fator de 83. Nós, usuários de Software Livre, precisamos unir forças para reverter essa ameaça, e parte da solução é o Linux-libre, cuja versão 2.6.33-libre foi recentemente publicada pela FSFLA, trazendo consigo liberdade, grandes melhorias e planos para o futuro.

Ler mais


Paz argentina

FSFLA é acusada de atos na Argentina que são incompatíveis com nossos valores e compromissos públicos. As acusações são mal dirigidas: foram levantadas pela primeira vez há mais de 4 anos, contra pessoas que depois vieram a se tornar membros fundadores da FSFLA mas não mais estão na FSFLA. Não podemos julgar a disputa entre outros, mas se existíssemos então como hoje, certamente não nos haveríamos comportado como alegado. Nós jamais devemos recomendar que oradores do Software Livre evitem um local em que serão bem-vindos e escutados, e jamais devemos tentar dividir um projeto comprometido com os valores do Movimento Software Livre.

Ler mais


Declaração de Caracas

O presente documento nasce produto da primeira reunião de membros da Fundação Software Livre América Latina, que em Caracas, Venezuela, no marco do Quinto Congresso Nacional de Software Livre se reúnem e resolvem gerar esta declaração. Ela contém um conjunto de impressões e posições sobre aspectos comunitários, educativos e políticos, onde o enfoque principal que se deu ao documento é promover os valores de Liberdade acima da tecnologia e os valores éticos acima dos práticos.

Ler mais


IRPF-Livre 2009: A batalha contra os Softwares Impostos continua

Está terminando o prazo para entregar declarações de Imposto de Renda à Receita Federal do Brasil este ano. A RFB quer que você prepare a sua usando um cavalo de Tróia que ela criou e controla. A FSFLA, mais uma vez, oferece uma solução: IRPF-Livre, versão 2009.

Ler mais


Copiar e Compartilhar em Legítima Defesa

Baseado nos direitos humanos largamente reconhecidos e raramente desrespeitados de apreciar e memorizar obras de arte a que se tenha acesso e de conceder e aceitar acesso a elas, este artigo afirma os direitos de preservar acesso a obras, de convertê-las para diferentes formatos e suportes físicos, para baixar e subir obras na Internet, e para receber e compartilhar obras em redes P2P. O pleno gozo desses direitos constitui legítima defesa contra os constantes ataques a eles.

Ler mais


Celebrando o 25º aniversário do projeto GNU

Pouca gente tinha acesso a computadores quando Richard Matthew Stallman percebeu que a então nascente indústria de software estava adotando um modelo de negócio baseado em negar aos usuários de software suas quatro liberdades essenciais, e que ele podia fazer algo a respeito. Hoje, milhões de pessoas, empresas e governos usam o resultado dos esforços para preservar-lhes e defender-lhes as liberdades que ele começou há 25 anos, mas poucos sequer sabem do projeto GNU. Vamos celebrar as conquistas, e difundir a idéia!

Ler mais


Autoriterrorismo e vigilância, do jeitinho brasileiro

Brasil, 7 de julho de 2008—Pressão de bancos contra fraude on-line, já objeto de lei vigente, tem sido usada como desculpa para impor grandes ameaças à sociedade. Marionetes no Senado Brasileiro estão prestes a aprovar um projeto de lei apoiado por agiotas bancários e de direito autoral em detrimento da liberdade e da privacidade do povo que foram eleitas para representar. O Projeto de Lei 89/2003 criminaliza atividades quotidianas na Internet e deve ser votado no Senado esta semana.

Ler mais


Sê Livre de Softwares Impostos: IRPF-Livre 2008 liberado

Campinas, 25 de abril de 2008—A FSFLA tem a honra de anunciar a disponibilidade de um programa inteiramente Livre para preparação de declarações de Imposto de Renda de Pessoa Física para 2008 nos padrões da Receita Federal do Brasil. É um grande passo em termos de transparência, segurança, liberdade e respeito ao contribuinte, a quem o Software não-Livre IRPF2008 era imposto pela Receita Federal.

Ler mais


stdlib: Grupo de Trabalho da FSFLA para Padrões Abertos Livres

A FSFLA lançou um grupo de trabalho para promover a adoção de Padrões Abertos Livres, inclusive nos órgãos de padronização internacionais e latino-americanos em cada nação, e para rejeição de formatos de arquivos e de propostas de padrões que não se qualificam como Padrões Abertos Livres.

Ler mais


FSFLA confirma presença no FISL 9.0

Brasil, 13 de março de 2008—Está chegando um dos maiores eventos de Software Livre do mundo: a nona edição do Fórum Internacional de Software Livre, a se realizar de 17 a 19 de abril de 2008, em Porto Alegre. Como não poderia deixar de ser, a FSFLA vai marcar presença, e espera contar com sua ajuda!

Ler mais


Conselheiro da FSFLA pede código fonte do IRPF da Receita Federal

Brasil, 18 de fevereiro de 2008—No ano passado, a FSFLA apoiou o lançamento como Software Livre do programa brasileiro de Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física distribuído pela Receita Federal. Nós já estamos trabalhando para que isso aconteça mais cedo em 2008, mas a Receita Federal insiste em violar a lei e desrespeitar cidadãos, contribuintes e desenvolvedores de Software Livre.

Ler mais


Da preferência constitucional pelo Software Livre

A Lei nº 11.871, de 19 de dezembro de 2002 ficou conhecida como Lei do Software Livre, ainda que não defina Software Livre e aparentemente o utilize como sinônimo de software aberto. Tal lei vem sendo questionada em Ação Direta de Inconstitucionalidade, autos nº 3059/03.

Ler mais


Um Festival de Liberdade & Software Livre e a Matrix

Este é o material que a FSFLA preparou e ofereceu para organizadores e participantes do FLISoL.

Ler mais

Last update: 2012-11-29 (Rev 9283)

svnwiki $Rev: 15576 $